| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Passeri |
| Parvordem: | Passerida |
| Família: | Icteridae |
| Vigors, 1825 | |
| Subfamília: | Agelaiinae |
| Swainson, 1832 | |
| Espécie: | P. guirahuro |
O chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro) é uma ave passeriforme da família Icteridae. Também conhecida por pássaro-preto-do-brejo, dragão-do-brejo, melro-amarelo, melro-d’angola, melro-mineiro, melro-pintado-do-brejo ou mesmo pássaro-preto-soldado.
Seu nome científico significa: do (grego) pseudos = falso; e lëistës = ladrão, referente ao gênero Leistes (Vigors, 1825); e do (guarani) güirahúro = preto e amarelo. ⇒ Falso Leistes preto e amarelo. “Tordo guirahuró” de Azara (1802–1805) (Pseudoleistes).
É uma ave de canto melodioso, que é um assobiar forte. Dragona, uropígio, barriga e lado inferior das asas amarelos, bico preto e pontiagudo, tornam fácil sua identificação. Possui o olho anegrado. Espécie do Brasil central e meridional com cerca de 24 centímetros e 70 gramas. Espécie sem dimorfismo sexual.
Não possui subespécies.
Alimenta-se de grãos e sementes que encontra nos brejos além de sementes que são encontradas no solo de roças como milho soja e outras variedades.Pode ser visto revirado as fezes de animais como equinos e bovinos em busca de alimento.
Quando o bando muda para outro local, costumam cantar em vôo. Vivem nos brejos, na várzea com capim alto, quase sempre em bandos. É freqüente alguns indivíduos cantarem juntinhos, pousados a um palmo de distância um dos outros.Podem frequentar comedouros onde há oferta de quirera de milho.
Ocorre no sul do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e no estado de Minas Gerais.